Bem-vindos ao Setor de Estudos Brasileiros!

A Escola Americana do Rio de Janeiro, doravante referida como E.A.R.J., inicialmente reconhecida como uma escola experimental e bilingue e, é agora uma instituição educacional internacional, não política, conforme definido em seu Regimento Escolar e Proposta Pedagógica.

Seu corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados, muitos dos quais pós-graduados, mestres e alguns doutores.

A Escola Americana do Rio de Janeiro conta em seu corpo discente com alunos de diversas nacionalidades, o que facilita o desenvolvimento do currículo dentro de uma perspectiva globalizadora.

Possui dois campos, um na Barra e outro na Gávea, que atendem a todas as necessidades para o desenvolvimento de um currículo pleno, abrangente e atualizado.

Nossos alunos têm a oportunidade de, cursando as mesmas aulas, obter certificados de conclusão de curso, tanto do sistema brasileiro como do americano, podendo também cursar, no todo ou em parte, componentes curriculares do Bacharelado Internacional (IB).

Eis nossos três certificados:

Brasileiro: certificados de conclusão de Ensino Fundamental e Médio, reconhecidos pelas Secretarias Municipal e Estadual de Educação. Americano: certificados de Middle School e High School, reconhecidos pelas Associações de Ensino dos Estados Unidos.

International Baccalaureate – Bacharelado Internacional: certificados de estudos avançados, válidos para ingresso no Ensino Superior na Comunidade Europeia, Estados Unidos e em vários outros países.

Nosso objetivo maior, no entanto, é a formação de um cidadão consciente e atuante, capaz de usar o pensamento crítico e identificar a relevância das informações obtidas tanto na escola quanto fora dela, ligando-as a um contexto nacional e internacional que privilegie o respeito ao homem e ao meio ambiente.

Por sermos uma escola internacional, oferecemos aos alunos mais uma vantagem: a vivência, no cotidiano escolar, dos preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que tange à interdisciplinaridade, visto que os membros da comunidade escolar participam de um ambiente de aprendizagem plurilíngue e multicultural.

Embora sejamos uma escola internacional, a valorização dada ao ensino da língua portuguesa é muito grande. Temos a preocupação constante de atender às diretrizes da BNCC, de modo que nossos alunos estejam preparados para enfrentar os desafios do ingresso no ensino superior no exterior e no Brasil.

INFORMAÇÃO ESPECIAL

Qualquer que seja a duração do curso realizado pelo aluno, a conclusão do Ensino Médio do Sistema Brasileiro será obrigatória, concomitante e simultaneamente à conclusão do High School do programa Americano, quando então receberá os dois documentos de conclusão de curso.

ESTUDOS BRASILEIROS

História e cultura afro-brasileira e indígena permeiam os seguintes componentes curriculares: História, Geografia, Música, Artes, Educação Física e Literatura.

Nosso principal objetivo é situar os alunos no contexto sociocultural brasileiro, em uma perspectiva globalizadora. Em tempos de pós-modernidade e de mundo globalizado, oferecemos aos jovens uma experiência vivencial de ruptura de fronteiras. Vindos de vários países do mundo, convivem diariamente e na mesma classe alunos de diversas nacionalidades, o que facilita a consecução do objetivo maior preconizado pela LDBEN: a preparação do homem para o exercício de cidadania plena, em harmonia com o meio ambiente.

Desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, os alunos estrangeiros têm em seu currículo aulas de Português como língua estrangeira, nas quais, além do estudo do idioma, familiarizam-se com as principais manifestações culturais do Brasil. À medida que progridem, os alunos passam pelos seguintes níveis: Beginners, Intermediate e Advanced. A escola oferece ainda a oportunidade de os alunos aprimorarem seus conhecimentos da língua portuguesa ingressando nos cursos regulares de Português para brasileiros.