Setor Brasileiro

A Escola Americana do Rio de Janeiro é uma instituição educacional internacional, apartidária, situada em dois aprazíveis bairros da cidade do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca e Gávea.

A EARJ tem seu funcionamento autorizado no território brasileiro por atos dos governos municipal e estadual, além de ser reconhecida como escola internacional pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Na EARJ, o currículo brasileiro é intrinsecamente incorporado à estrutura curricular transdisciplinar, centrada no aluno, integrado aos currículos americano e IB – International Baccalaureate, com foco nas respostas aos desafios e oportunidades enfrentadas por nossos alunos em um mundo em rápida mudança.

O ambiente multicultural e plurilíngue formado por alunos e professores de diversas nacionalidades favorece a vivência no cotidiano escolar dos preceitos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e demais legislações educacionais das instâncias municipal, estadual e nacional. Vindos de vários países do mundo, estes alunos convivem diariamente, vivenciando e valorizando os diversos aspectos da multifacetada identidade da cultura brasileira.

O ensino da língua portuguesa é ministrado, em caráter obrigatório, desde a educação infantil até o ensino médio, em aulas para falantes do português como língua oficial e também na modalidade de português como língua adicional.

Desta forma, ao término da educação básica, nossos alunos têm uma formação completa em todas as áreas de conhecimento, com possibilidade de obtenção dos três diplomas, o que amplia as chances de ingresso em universidades nacionais e internacionais.